3 dicas para engajar funcionários durante o treinamento e desenvolvimento de pessoas

01/17/2018
Tags:

Cada vez mais as empresas estão valorizando as ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Essas iniciativas ajudam a preparar os colaboradores para os novos e constantes desafios do mundo corporativo.

Em casos de crise, por exemplo, quando as equipes precisam fazer mais com menos, é comum ocorrer uma certa desmotivação e descontentamento entre os funcionários, questões importantes que podem ser trabalhadas nas ações de desenvolvimento de pessoas.    

Nelas, são desenvolvidas habilidades e competências que ajudarão o funcionário a alinhar o seu trabalho diário com os objetivos da companhia. Mas, a área de Recursos Humanos, geralmente a responsável pelas ações de T&D, tem em mãos um grande desafio: como engajar os funcionários nessas iniciativas tão importantes para eles e para a empresa?

Por mais que o treinamento e desenvolvimento de pessoas traga benefícios para as duas partes, funcionários e empresa, o engajamento nessas ações nem sempre é bom. Isso geralmente acontece devido a metodologia utilizada nos encontros, que prezam somente pela teoria, em aulas cansativas e, às vezes, desconectadas da realidade dos colaboradores.

Se esse é o caso da sua empresa, confira a seguir as 3 dicas para engajar funcionários durante o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

1. Escute as necessidades de cada área

O primeiro passo para elaborar ações que de fato irão engajar os funcionários é escutar deles quais são as suas necessidades e principais desafios.

Quem está inserido no ambiente diariamente sabe quais pontos podem ser aprimorados. Juntando isso com os objetivos e metas da companhia é possível elaborar iniciativas que despertam o interesse dos colaboradores e alcancem os resultados esperados pela empresa.

 

2. Acompanhe de perto as ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas

 

É fundamental que os profissionais de RH bem como os gestores mostrem que esse é um trabalho muito importante e essencial para o sucesso do time.

Além de motivar a participação, é essencial que as ações propostas permitam, de fato, uma interação ativa dos colaboradores, pois a posição de ouvintes acaba sendo pouco interessante para os funcionários, aumentando as chances de distração durante o treinamento.

3. Promova ações inovadoras

 

Como abordado no início, um dos principais motivos para a falta de engajamento dos funcionários no treinamento e desenvolvimento de pessoas tem a ver com a metodologia utilizada.

Aulas muito teóricas e sem um desenvolvimento prático acabam afastando os colaboradores.

Para mudar esse cenário, é importante inovar. O uso de jogos e dinâmicas de grupo é essencial para que o treinamento e desenvolvimento de pessoas seja assertivo. Os jogos corporativos, por exemplo, trazem para as ações elementos importantes para o desenvolvimento dos colaboradores, porque promovem uma intensa interação do grupo, aproxima e fortalece o vínculo entre as pessoas e gera engajamento.

Sem falar que os jogos prontos elaborados por renomadas empresas trazem a estrutura de storytelling pronta, abordando diversos assuntos pertinentes para diferentes áreas de uma empresa. Além de divertidos, os jogos ajudam a manter os funcionários envolvidos e com mais disposição para aprender e colocar em prática os temas, habilidades e competências trabalhadas.

Apresentamos para você 3 dicas para engajar funcionários. Quer conhecer as melhores opções do mercado?

Então, clique aqui e acesse o portfólio completo de games prontos.

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!