treinamento empresarial

4 dicas para economizar com treinamento empresarial na crise sem perder qualidade

04/10/2018
Tags:

Em tempos de crise, as empresas procuram se concentrar no corte de gastos. Esta iniciativa, porém, acaba refletindo em ações internas importantes, como o desenvolvimento de liderança e a capacitação de colaboradores.

Deixar de investir na equipe é algo fora de cogitação. Então, dentro deste cenário, é preciso pensar em uma reestruturação de treinamento empresarial, para que ele não deixe de ser eficiente, de qualidade e que caiba no orçamento.

Por isso, separamos algumas sugestões que podem ajudar nesta missão e ainda trazer resultados surpreendentes. Confira e prepare-se para colocá-las em prática!

 

1. Invista em treinamentos à distância

O custo de cursos e workshops presenciais em geral é alto, principalmente quando um grande número de colaboradores precisa participar. Além disso, por vezes investem um tempo maior do que o disponível, quando há urgência para aquele aprendizado.

Sendo assim, uma boa alternativa são os treinamentos à distância. Hoje, existem diversas plataformas colaborativas que oferecem videoaulas, módulos e conteúdos sobre diversos assuntos corporativos. Tenha atenção apenas ao autor dessas informações. Existem muitas fontes renomadas por aí, mas também muita coisa ruim. Vale pesquisar bem e fazer um filtro.

 

2. Aposte em videoconferências

Outra ferramenta assertiva é a videoconferência. Com apenas uma boa conexão de internet, é possível transmitir o treinamento empresarial para colaboradores de outras localidades e economizar significativamente em deslocamento e hospedagem.

As videoconferências também permitem a interação entre os participantes, possibilitando uma troca de ideias interessante e até mesmo algumas atividades de capacitação. O único trabalho que você tem neste caso, além de preparar a discussão, é encaixar um horário adequado a todos.

3. Utilize jogos para treinamento empresarial

Os jogos corporativos, que podem ser desde um simples bingo ou teste de conhecimento até algo mais elaborado como um tabuleiro, são uma excelente forma de inovar no treinamento empresarial sem gastar muito.

Com os jogos, diversos temas podem ser abordados em diferentes profundidades, de acordo com o momento no qual o negócio se encontra. A competitividade é estimulada de forma saudável e é possível trabalhar conceitos que vão desde posicionamento de mercado a trabalho em equipe.

A maior vantagem é que não é preciso dedicar tempo para adaptar ou criar as atividades. Hoje, existem várias opções de jogos prontos no mercado, que possibilitam a construção de situações hipotéticas onde o colaborador percebe seus pontos de falha e acertos. Assim, ele compreende como agir para encontrar uma solução que esteja de acordo com a proposta da empresa.

O treinamento empresarial também passa a ser mais dinâmico e sai da mesmice, além de poder ser reutilizado com diversas turmas, onde e quando for necessário.

Jogos Treinamundi

 

4. Promova grupos de estudo

Uma vez por mês, reúna colaboradores de setores afins para a discussão de temas importantes para a empresa. Considere para análise artigos de publicações renomadas ou que foram escritos e divulgados pela liderança da empresa. Economize com impressão e material ao enviá-los por e-mail para que a leitura seja feita.

Depois, elabore cenários que exijam a prática do assunto abordado, para firmar a compreensão do conteúdo. Aqui, os jogos prontos também podem ser aproveitados para reforçar determinadas situações e movimentar o raciocínio crítico dos colaboradores.

Conhece outras opções de treinamento empresarial com baixo custo e excelente qualidade? Contribua com nosso conteúdo e deixe um comentário logo abaixo!

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!