treinamento empresarial

Como fazer um bom treinamento empresarial sem gastar muito?

01/03/2018
Tags:

Em tempos de crise, cortar gastos é algo crucial até mesmo para grandes empresas.

Muitas práticas são eliminadas com esse fim e acabam prejudicando o orçamento. Porém, é preciso ter cuidado para não prejudicar alguns fatores essenciais para o desenvolvimento e sucesso do negócio, como o treinamento de colaboradores.

Esse é um ponto que deve ser tratado como prioridade, mas que também pode ser realizado com um valor mais em conta, sem perder a qualidade.

Quer aprender como fazer um bom treinamento empresarial sem deixar de economizar? Continue a leitura, faça suas anotações e mãos à obra!

Invista em jogos prontos para realizar o treinamento empresarial

 

Nada melhor do que realizar um treinamento empresarial com recursos atrativos e práticos que envolvam todos os colaboradores.

Essas características fazem parte dos jogos prontos, que oferecem um aprendizado eficiente e são uma excelente tática para também descontrair o momento, em geral muito sério e concentrado.

Seja em tabuleiros ou conjuntos de cartas, é possível simular feedbacks, abordar diversos temas do mundo dos negócios, exercitar lideranças e explicar conceitos de ética e trabalho em equipe com diversas turmas de treinamento.

Nesses casos, a empresa compra o jogo pronto e pode usar e aplicá-lo quando e quantas vezes precisar, em turmas variadas. Além disso, o fato de a própria empresa administrar sua aplicação torna o custo-benefício do jogo pronto altamente atrativo.

Outra vantagem desta alternativa é que o próprio time de RH da empresa pode mediar o momento. Até mesmo gestores e líderes conseguem guiar a atividade, pois ela é fácil de aplicar.


Apenas tenha atenção na compra do material: ele deve ser contextualizado com o assunto, ter regras coerentes e melhorar efetivamente os resultados da empresa com a gamificação.

Incentive líderes e gestores sobre um trabalho de mentoria

A capacitação de funcionários também pode ser feita através de um programa de mentoria. Neste caso, os funcionários mais experientes podem montar uma proposta de treinamento empresarial para repassar aos colaboradores sob sua supervisão.

Estas pessoas ajudam a manter a equipe motivada e interessada e promove também a reciclagem de conhecimento dos empregados. De forma segura, os procedimentos internos serão repassados e aperfeiçoados, e os colaboradores participantes se sentirão ainda mais valorizados pela empresa.

Espalhe cartilhas e cartazes na empresa

Uma medida simples e barata é a produção de cartazes, cartilhas e folders com orientações do treinamento empresarial em questão.

Além de alertar colaboradores, é um material acessível e que pode ser consultado sempre que necessário, para que o conteúdo seja melhor absorvido. Como forma de conscientizar a equipe a respeito da importância da leitura desses itens, é interessante promover reuniões e disparar e-mails internos.

Para evitar que o material fique guardado na gaveta, os líderes podem se reunir com os colaboradores de seu setor e falar sobre o conteúdo, sempre incentivando a troca de percepções e se disponibilizando para tirar dúvidas. Assim, todos ficam cientes de que devem fazer sua parte e o investimento é muito melhor aproveitado.

E você, já aplicou alguma dessas dicas em sua empresa? Tem alguma outra sugestão que possa acrescentar e inspirar outras pessoas a fazerem um treinamento empresarial sem gastar muito? Deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco sua experiência!

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!