Como melhorar o desempenho da empresa com gamificação?

11/10/2017
Tags:

A gamificação é um verdadeiro tesouro achado na mina que é o treinamento corporativo. Essa prática ajuda a garantir o engajamento e a integração dos colaboradores, ao mesmo tempo em que descomplica aqueles conceitos que sempre pareceram difíceis de entender.

Se ela for usada de um jeito estratégico, poderá otimizar a performance dos colaboradores em vários níveis. Isso traz melhor relacionamento com a equipe e com os clientes, aumentando a produtividade e, consequentemente, melhorando os resultados da empresa.

Veja algumas dicas para aplicar esse recurso e obter efeitos diferenciados.

Use a gamificação para fortalecer a cultura empresarial

A cultura da empresa é um dos aspectos mais relevantes para o desempenho do negócio. Sim, a missão, os valores e o código de ética não devem apenas ficar no papel. Eles precisam ser colocados em prática, pois é isso que traz alma, personalidade e até a sua diferenciação no mercado.

Ter todo mundo agindo de acordo com esses preceitos é superimportante para a construção e manutenção da imagem corporativa. Isso garante que a empresa não decepcione clientes internos ou externos, não se envolva em situações que possam prejudicar a reputação da marca e permite a conquista de resultados inéditos.

Usar jogos para reforçar esses temas fazem que com funcionários entendam e incorporarem na prática – e de um jeito divertido – a cultura empresarial, fundamental para que todos caminhem juntos e orientados na mesma direção.

Otimize a seleção de candidatos

Outro jeito de usar a gamificação a favor do desempenho empresarial é a aplicação de jogos para seleção de pessoas. Um dos maiores desafios que recrutadores enfrentam atualmente é desenvolver processos que sejam rápidos e ao mesmo tempo capazes de escolher o profissional certo para o cargo.

A adoção de jogos e dinâmicas de grupo prontos para aplicar torna o recrutamento mais efetivo, por ampliar o poder de avaliação do recrutador.  Isso porque provoca os candidatos a se mostrarem tal como são de verdade e desarmar discursos trazidos de outras experiências.

Existem várias opções de temas que podem ser aplicados conforme o perfil da vaga e que permitem avaliar competências como comunicação, pensamento estratégico, proatividade, trabalho em equipe, criatividade, foco no resultado e até avaliar o nível de conhecimento que o candidato tem da empresa.

 

Jogos de Seleção

 

Transforme o onboarding da empresa com jogos

Tudo bem, a empresa contratou. Mas e agora? É hora de integrar os novos colaboradores!
O grande problema é que a maioria das corporações faz do onboarding uma longa e cansativa jornada de palestras e projeção de apresentações, com um aproveitamento muito baixo do seu público.

Nesta etapa, é preciso criar uma experiência agradável, que faça com que eles se sintam especiais. Isso porque este é o momento que a organização tem para conquistar o engajamento do colaborador com a cultura e os valores da empresa e fazer com que eles comecem a trilhar um caminho de sucesso, usando o máximo que cada profissional tem a oferecer.

E isso se torna viável com a gamificação. Por meio dos jogos, é possível não só integrar as equipes, mas também tratar de comportamentos, do dia a dia de trabalho e até de assuntos mais densos como ética e valores, de um jeito prático, dinâmico e divertido, transformando de maneira positiva a percepção do funcionário.

Um bom começo para que a empresa e os colaboradores conquistem melhores resultados ao longo do caminho.

 

Jogos de Onboarding

 

Amplie as habilidades de líderes e equipe com os jogos

Um time capacitado consegue produzir mais e melhor e oferece uma experiência diferenciada para o cliente. Graças a isso, dá para obter resultados ampliados de lucratividade e robustez.

Além dos treinamentos tradicionais, usar a gamificação como estratégia de desenvolvimento só vem para ajudar. Usar jogos de cartas que simulam situações reais para trabalhar alguns comportamentos ou competências – como negociação, influência, comunicação e feedback, por exemplo – ajudam cada um a compreender o que fazer em cada cenário.

 Com isso, tanto líderes quanto a equipe conseguem aprender coisas novas de uma forma descontraída e ao mesmo tempo prática, o que torna o aprendizado memorável e, consequentemente,  permite aumentar o desempenho do time.

A gamificação é extremamente útil para tornar os times melhores e capacitados, em vários estágios. Usada das maneiras apresentadas, ela fará com que o negócio seja capaz de atingir ótimos resultados!
Sua empresa já está utilizando esse recurso? Responda nos comentários e participe!

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!