Como ter sucesso em um treinamento e desenvolvimento na empresa?

12/20/2017
Tags:

O RH precisa gerenciar o pessoal e responsabilizar-se pelo desempenho de suas atividades com eficiência. É comum o gestor de RH implementar programas de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa, mas nem sempre os resultados almejados são alcançados.

Isso tem ocorrido muitas vezes na empresa? Acha que a equipe poderia render mais?
Veja como obter êxito com os programas de treinamento e desenvolvimento corporativos!

Os objetivos do treinamento e desenvolvimento

O conceito de treinamento está associado à aquisição de conhecimentos específicos, ou seja, relacionados ao cargo e função ocupados e também aos comportamentos que a empresa espera. Os objetivos mais importantes do treinamento são:

  • melhorar a produtividade;
  • otimizar as relações entre os funcionários;
  • qualificar os empregados;
  • promover mais segurança no trabalho;
  • alinhar as características da cultura organizacional;
  • melhorar o atendimento ao cliente (otimização do CRM).

 

O desenvolvimento, por sua vez, vai além: procura melhorar o funcionário não apenas como profissional, mas como indivíduo também. Para obter esse desenvolvimento pessoal, podem ser aplicadas estratégias como: trabalho em equipe; desafios e metas mais ousadas; avaliações de desempenho periódicas, prática de feedback constante.

Alguns tipos de treinamento

Vale a pena conhecer os diferentes tipos de treinamento que podem ser usados em sua empresa.

  1.    treinamento em serviço (acontece no próprio ambiente de trabalho e seu objetivo é aproximar o funcionário de suas atividades de rotina);
  2.    treinamento presencial (é realizado com a presença de um instrutor responsável pela capacitação da equipe conforme um tema específico. Promove a interação entre as pessoas, engaja e reforça o espírito de equipe e facilita o trabalho prático);  
  3.    treinamento on-line (é realizado por meio da internet, atingindo grande número de pessoas sem exigir seu deslocamento físico, de modo que pode ser feito a qualquer momento, reduzindo riscos de imprevistos e conferindo maior autonomia aos empregados);
  4.    job rotation (é efetuado quando um funcionário é remanejado, passando de uma para outra função, de maneira a vivenciar experiências temporárias em uma área diferente da sua, mas de forma programada e com objetivos claros).  

A construção de treinamentos eficazes

Para construir um programa de treinamento e desenvolvimento eficaz, é necessário fazer um planejamento estratégico, com metas e objetivos bem direcionados. É importante saber quais são as etapas que constituem o conteúdo desses programas.

Primeiramente, convém identificar os pontos mais importantes, os que mais necessitam de atenção. Vale também complementar as informações, elaborando questionários para uma avaliação de desempenho na etapa de pós-treinamento. Elas servem como instrumento de melhoria por parte do RH, a fim de captar insights para os futuros treinamentos e identificar o que foi bom e válido nos que foram feitos recentemente.  

Não se pode esquecer de elaborar o programa de treinamento e desenvolvimento, reunindo os dados mais relevantes como:

  • assunto que será tratado e sua finalidade;
  • o público a quem será destinado o programa;
  • o tipo de abordagem que será aplicada (metodologia);
  • período que durará o treinamento;
  • data e horário em que ele será realizado;
  • definição das formas de medir os resultados.

 

As práticas mais importantes no treinamento e desenvolvimento

É fundamental estimular a autogestão, pois essa prática oferece mais autonomia ao funcionário, permitindo que ele mesmo, a partir de sua autoanálise, decida o melhor modo de aperfeiçoar seu trabalho.
A autogestão permite que a equipe tome decisões sem ficar tão dependente das opiniões e orientações diretas dos gestores. Dessa forma, estabelece-se a proatividade e aceleram-se os processos de trabalho, melhorando o clima organizacional e a performance de todos os colaboradores.

Outra técnica importante no treinamento e desenvolvimento é a gamificação, que consiste em usar jogos como um recurso complementar, cuja meta é engajar o público e estimular o aprendizado prático durante os treinamentos.      

 

Jogos Treinamundi

 

Os jogos propõem desafios e metas a cumprir, como por exemplo montar algo, cruzar uma linha chegada. A sua realização e superação engajam os participantes na atividade e geram muita satisfação pessoal.

A empresa pode, inclusive, recompensar os vencedores com prêmios ou até algo bem simples, como um chocolate ou medalha. Isso leva os funcionários a aumentarem seu desempenho, porque motiva a aprender mais e a corrigir falhas, durante e após o treinamento.

Finalmente, uma prática indispensável (já citada no planejamento) é a medição dos resultados usando indicadores de desempenho adequados. Com esses indicadores, o gestor de RH ficará ciente de como os funcionários estão reagindo ao treinamento e desenvolvimento, se os resultados estão saindo conforme o almejado, o que é necessário retificar e modificar.

Um bom programa de treinamento e desenvolvimento pode fazer uma grande diferença na gestão de pessoal da empresa. Já realiza programas assim? Que tipos de treinamento mais aplica? Faça seu comentário e deixe sua dica!

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!