desenvolvimento de pessoas

Desenvolvimento de pessoas: como ajudar o colaborador a cuidar de sua carreira?

12/25/2017
Tags:

Para que a empresa cresça, alcance suas metas e conquiste o sucesso, é fundamental que ela invista em ações de desenvolvimento de pessoas. Isso porque os colaboradores são o ativo principal para que todas as operações da companhia sejam realizadas. O bom desempenho de uma empresa depende da excelência do trabalho individual e em equipe, por isso, é essencial que a corporação ajude o colaborador a cuidar de sua carreira.

Para isso, é necessário que os profissionais de recursos humanos tracem ações de desenvolvimento de pessoas que possam, de fato, fazer com que os colaboradores cresçam e aprimorem habilidades e competências fundamentais para o sucesso profissional.

Na sequência deste artigo, iremos apresentar a importância do desenvolvimento de pessoas e mostrar como a empresa pode ajudar o colaborador a cuidar de sua carreira, ação que traz ganhos significativos para as duas partes.

 

Saiba o que é o desenvolvimento de pessoas nas empresas

A prática de desenvolvimento de pessoas nas corporações está diretamente relacionada ao crescimento da empresa, que consegue criar uma base de profissionais capacitados e preparados para os diferentes desafios do dia a dia. O desenvolvimento de pessoas também proporciona ganhos positivos na cultura organizacional, destacando a companhia no mercado.

Diferentemente das ações de treinamento empresarial, que visam repassar aos colaboradores as melhores práticas para aumentar a produtividade e aprimorar as relações na rotina de trabalho, o desenvolvimento de pessoas não é uma atividade que está diretamente relacionada ao cargo atual do colaborador. O principal objetivo dessa ação é promover o crescimento profissional e pessoal do funcionário, tendo como foco o futuro da sua carreira.

Conheça os principais benefícios que a sua empresa terá ao cuidar da carreira dos colaboradores

 

Vimos que o desenvolvimento de pessoas é uma ação completa, pois enxerga o colaborador muito além do cargo que ele ocupa na empresa.

Porém, há companhias que não adotam o desenvolvimento em seu escopo por acharem que se trata de um grande investimento que não trará o retorno esperado.

São muitos os benefícios que as empresas têm ao se dedicar a cuidar da carreira de seus funcionários, um deles é a manutenção da competitividade no concorrido mercado atual. Isso é possível porque, com o desenvolvimento de pessoas, a companhia consegue atrair profissionais qualificados, reter os seus talentos, fortalecer a marca e potencializar o seu crescimento.

Veja como desenvolver pessoas com criatividade

Várias ações podem ser adotadas pelas empresas quando o assunto é desenvolvimento de pessoas. Mas, usar a criatividade é fundamental para engajar os colaboradores nas atividades. Por isso, uma opção interessante é incluir os jogos empresariais nas tarefas de desenvolvimento.

 

Jogos Treinamundi

 

Com eles, os profissionais de recursos humanos e gestores conseguem ajudar os colaboradores a cuidarem melhor de suas carreiras, aprimorando pontos importantes. Por exemplo, há jogos que auxiliam as pessoas que, apesar de antenadas e cheias de boas ideias, encontram dificuldades para conduzirem suas tarefas e projetos até o fim.

Além disso, há também jogos que ajudam a entender quais são as competências valorizadas pela companhia, aprendendo a identificá-las e avaliá-las dentro do seu contexto de atuação. Assim, o funcionário conseguirá desenvolver e aprimorar essas competências, garantindo uma melhor interação com o gestor, principalmente sobre sua carreira e desempenho.

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!