Diversidade

Diversidade e Inclusão – aborde o assunto usando jogos

07/01/2020

Diversidade e Inclusão – aborde o assunto usando jogos

O tema diversidade e inclusão merece destaque todos os dias. E precisamos ir além do discurso. É preciso abrir espaço para discutir mais sobre o assunto e promover mudanças no nosso jeito de pensar e agir.

O que é diversidade

Diversidade é o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social.
As diferenças – sejam elas étnicas, biológicas, culturais, sociais, religiosas, políticas, sexuais, entre outros – são naturais. Mas nem sempre são respeitadas. E é nesse momento que aparece o preconceito, a discriminação e a intolerância.
Mais do que lidar com a diferença, é preciso respeitar ideias, posições, culturas e histórias de vida diferentes da sua.
E nós acreditamos o melhor caminho para isso é criar diálogo e discussões construtivas. É por isso que nesse texto, queremos te mostrar alguns dados importantes sobre a diversidade no mundo corporativo, além de apresentar o Baralho da Diversidade, um jogo que abre portas para que os colaboradores compartilhem experiências e conversem sobre o tema com transparência.
 

Diversidade no Mundo Corporativo

Quando a gente abraça a diversidade, todo mundo ganha: as pessoas e as empresas!
Isso porque equipes plurais trazem muito mais vantagem competitiva nas relações com clientes e fornecedores. Afinal, cada cliente ou consumidor é único e quanto mais riqueza cultural e intelectual a empresa possui, melhor será a criação desse vínculo.

Diversos dados comprovam que a diversidade auxilia no crescimento das organizações, promove a inovação, melhora a comunicação e o relacionamento entre funcionários, com clientes e com fornecedores.
Mas infelizmente, ainda estamos longe de abraçar a diversidade. E para mostrar isso de forma mais clara, vamos compartilhar alguns dados da pesquisa “Understanding organizational barriers to a more inclusive Workplace”, realizada pela McKinsey & Company em 2020.

Você pode conferir a pesquisa completa, acessando aqui

Pesquisa sobre Diversidade e inclusão

 
Na pesquisa da McKinsey, foram feitas perguntas sobre sentimento de autenticidade, pertencimento e conforto no ambiente de trabalho e vamos compartilhar alguns resultados que chamaram atenção.
Para começar, a  pesquisa concluiu que respondentes de todas as origens encontram dificuldades para se sentir incluídos. Mas alguns deles encontram desafios extras, como por exemplo as mulheres, respondentes que são minorias étnicas e raciais e aqueles que se identificam como LGBTQI+

Outro dado que chama atenção é que os entrevistados que se sentem incluídos são muito mais propensos a dizer que se sentem entusiasmados e comprometidos com a empresa.

Em comparação, apenas 25% dos entrevistados que não se sentem incluídos dizem que estão completamente envolvidos com suas organizações.

Essa é a prova de que inclusão e performance tem tudo a ver!

Sua empresa tem ações de diversidade e inclusão?

Na pesquisa, apenas 6% dos respondentes dizem que muito está sendo feito para criar um ambiente diversificado e inclusivo na empresa.
Por outro lado, 35% dos entrevistados dizem que suas empresas colocam muito pouco esforço em ações desse tipo.
E para fechar, um outro resultado chama bastante atenção: 39% dos entrevistados dizem que recusaram ou decidiram não seguir com um emprego por perceber falta de inclusão na empresa.
Ou seja, o tema diversidade é levado em consideração na hora de tomar decisões de carreira.

Baralho da Diversidade – Respeitando as Diferenças

Se por um lado fica claro que a diversidade pode ajudar as organizações a aumentar a inovação, reconsiderar maneiras de pensar arraigadas e melhorar o desempenho financeiro, por outro lado percebemos que o preconceito e discriminação ainda fazem parte do ambiente corporativo.

Então o que fazer para mudar?

Estimular a troca de experiências sobre as diferenças que vão além de raça, gênero e religião, e que estão ligadas ao nosso cotidiano, como diferenças de idade, experiência, cultura e até personalidade. Dessa forma, os participantes vão descobrindo que o diferente contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.
 

Baralho da Diversidade

Baralho da Diversidade

O Baralho da Diversidade é um jogo que busca despertar os participantes para a necessidade e as vantagens da diversidade na cultura empresarial e para os resultados da empresa.

Por meio de perguntas abertas, os participantes compartilham histórias e vivências e, assim, refletem sobre como as características pessoais influenciam nossas decisões e nosso modo de fazer as coisas no trabalho.

O objetivo é enraizar a convicção de que é importante conhecer, respeitar e valorizar as diferenças entre as pessoas que nos cercam, tornando as interações no ambiente de trabalho mais produtivas e inclusivas.
 

Baralho da diversidade - jogo Treinamundi

Baralho da diversidade – jogo Treinamundi

 

Detalhes do jogo

Um exemplo de pergunta que aparece no jogo é:
Pense em uma característica que você admira muito em uma pessoa da equipe, mas que você não tem. Quem pode falar sobre isso?

  • Qual característica é essa e por que você gostaria de tê-la?
  • Conte um episódio em que essa característica foi usada.
  • Conviver com essa característica que você não tem é sempre agradável? Ou em alguns momentos te irrita?
  • Conte como é conviver com essa diferença.

Quer ver mais exemplos de perguntas e outros detalhes do jogo? Clique no botão abaixo

Baralho da Diversidade

Para conhecer outros jogos prontos para aplicar na sua empresa, navegue pelo e-commerce da Treinamundi
Ou então, para ler outros textos do nosso Blog, basta clicar no botão abaixo:

Voltar para o Blog

 

Fontes:

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!