Formas divertidas para promover o autoconhecimento do colaborador em treinamentos empresariais

12/27/2017
Tags:

Os treinamentos empresariais trabalham uma série de pontos fundamentais para a evolução do profissional. O autoconhecimento é um dos aspectos que podem ser desenvolvidos nessas ações, geralmente realizadas pelos profissionais de recursos humanos da empresa.

Para que o colaborador conheça suas habilidades, capacidades e limites, é fundamental que ele seja estimulado a olhar para dentro de si mesmo, analisando a sua história, o seu presente e a visão que ele tem do futuro. Nesse sentido, os treinamentos empresariais devem funcionar como uma trilha que permite que o colaborador caminhe em busca do seu autoconhecimento.

O desafio dos profissionais de RH é o de promover as ações de autoconhecimento de maneira divertida, engajando os colaboradores e fazendo com que eles conquistem um aprendizado significativo.

Se a sua empresa está passando por essa fase e você quer mudar esse cenário, não deixe de conferir a seguir as formas divertidas e inovadoras de estimular o autoconhecimento do colaborador durante os treinamentos empresariais.

Dinâmicas em grupo ajudam a promover o autoconhecimento do colaborador

 

Uma das formas divertidas de promover o autoconhecimento nos treinamentos empresariais é envolvendo os colaboradores em dinâmicas de grupo. O clima da atividade precisa ser descontraído, nada de julgamentos sobre certo e errado, pois o foco da ação é o autoconhecimento.

 

O profissional de RH pode pedir para que cada funcionário escreva em um papel a sua principal realização profissional, algo que tenha proporcionado um grande aprendizado.

Na sequência, é interessante pedir que os colaboradores analisem detalhadamente a situação e listem os motivos que tornaram essa realização tão importante. O gestor de RH pode solicitar que os funcionários compartilhem com o grupo as experiências profissionais que marcaram suas trajetórias.

Nessa dinâmica, além de perceber o poder de comunicação do time, é possível promover o autoconhecimento do colaborador, pois ele terá a chance de avaliar os seus pontos fracos e fortes, perceber como anda a sua autoconfiança e desenvolver a autocrítica.

Utilize os jogos nos treinamentos empresariais e leve descontração e aprendizado aos colaboradores

Os jogos são outra forma divertida de promover o autoconhecimento do colaborador durante os treinamentos empresariais. Hoje, os profissionais de RH podem adotar os jogos corporativos em ações voltadas para diversos cargos e diferentes situações do cotidiano empresarial.   

A aplicação de jogos nos treinamentos empresariais, além de ser divertida, permite que os colaboradores desenvolvam habilidades importantes para o crescimento profissional, pois eles estarão inseridos em uma estrutura de tomada de decisões e atividades que estimulam o autoconhecimento.

Para proporcionar treinamentos empresariais inovadores e divertidos, o gestor de RH pode levar para os funcionários jogos que trabalham as competências de um bom profissional, a ética, a autonomia, os valores individuais e corporativos, além do desenvolvimento do poder de negociação e influência. Todos esses aspectos trabalhados nos jogos corporativos são importantes para desenvolver o autoconhecimento de uma maneira agradável e efetiva. 

jogos de treinamento

Hoje, apresentamos algumas formas descontraídas para promover o autoconhecimento do colaborador durante os treinamentos empresariais. Se você gostou das dicas e quer conhecer mais sobre os games corporativos, clique aqui e acesse o portfólio completo, com jogos para diferentes ocasiões e cargos.

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!