Jogo corporativo: quais são as ocasiões certas para usar?

12/06/2017
Tags:

O cotidiano corporativo não é fácil. Durante o horário de trabalho diversas reuniões, compromissos e tarefas pontuais permeiam a rotina. Por vezes, o colaborador mal entende o seu papel dentro da empresa.

Para trazer vivência de forma lúdica a esse contexto, o jogo corporativo entrou em cena. Ele tem como principal objetivo tornar os treinamentos mais atrativos para quem participa e, por consequência, mais eficientes para a empresa. Isso porque provoca mais reflexões e mais insights do que as metodologias tradicionais, evidenciando-se como um aprendizado prático e lúdico, de maneira que as pessoas tendem a memorizar mais os ensinamentos do que se estivessem em treinamentos comuns.  

Ou seja, isso vai muito além da diversão. Mas quais são as melhores ocasiões para aplicar essa ação, de forma saudável para o ambiente e os envolvidos? É o que vamos mostrar agora aqui no post!

Convenções e reuniões de equipe

As convenções e eventos são uma excelente oportunidade para colocar o jogo corporativo em prática. Nessas ocasiões, o público presente é grande e, em geral, um conceito precisa ser trabalhado e compreendido pelos participantes: seja o lançamento de um produto, trabalhar comportamentos esperados pela empresa, fazer a integração dos times ou a apresentação de um projeto importante, por exemplo.

A estratégia de jogo é peça fundamental para que os envolvidos possam vivenciar e participar da visão da empresa, além de absorver os principais pontos a respeito do assunto abordado. Ou seja, um grande diferencial para  aproximar equipes, setores e colaboradores que trabalham em diferentes localidades.

Projetos de desenvolvimento de liderança

Os projetos de desenvolvimento de liderança, em geral, apresentam muita teoria. Os treinamentos e palestras estão sempre presentes, e o colaborador participante às vezes se perde, ficando disperso quando não há tanta interação com o conteúdo. Com o uso do jogo corporativo, porém, é possível quebrar um pouco o peso da rotina e transformar o aprendizado em um processo dinâmico, promovendo o envolvimento real de quem participa dos treinamentos.   

Portanto, é muito importante que o setor de Recursos Humanos esteja inteiramente envolvido nas etapas do projeto. Assim, será mais fácil determinar em que ponto ele deve ser inserido e como será sua execução, para que essa não fuja da proposta inicial do desenvolvimento de carreira.

O RH também precisa ficar atento em como será feita a conexão do jogo com a rotina de trabalho da equipe participante, de maneira que a técnica não fique parecendo apenas uma diversão sem muito propósito.  

Ações de relacionamento com o cliente

É muito importante lembrar do papel do cliente dentro de uma empresa. Alimentar um bom relacionamento com ele é fundamental, mas ele também precisa entender o que o seu negócio tem a oferecer para ele. As ações de marketing estão aí para cumprir essa função, porém, elas podem ficar ainda mais interessantes com o jogo corporativo.

Essa é uma excelente maneira de mostrar para o cliente o que a empresa faz e como ele é peça fundamental em seu funcionamento. Ele se sentirá surpreendido e integrado no ambiente, tornando-se um parceiro firme, sempre disposto a contribuir com suas soluções.

Ocasiões pontuais do jogo corporativo

Nem sempre a empresa é grande o suficiente para colocar o jogo corporativo em prática nas ocasiões descritas acima. Porém, isso não significa que ele não possa fazer parte do negócio. Muito pelo contrário: o jogo, quando bem desenvolvido, pode se posicionar bem para diversificar treinamentos empresariais e para integrar os colaboradores.

O impacto nessas situações também é alto, pois produz mudanças internas e gera mais engajamento. Depois, quando a empresa crescer e abrir mais portas, é ainda mais fácil dar continuidade aos ensinamentos repassados nos jogos.

Você conhece algum jogo corporativo interessante que se encaixe nas ocasiões que sugerimos? Sabe como aplicar a tática de forma cativante? Deixe um comentário e contribua com sua experiência!

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!