onboarding

Jogos de onboarding: por que usá-los?

06/07/2018

Pense em chegar em uma festa e não conhecer ninguém. Por mais desafiadora que pareça, a situação não é tão agradável, certo? Agora, imagine encontrar um amigo de surpresa e, então, ele te apresenta ao grupo. Certamente, depois disso a noite ficará muito divertida para todos.

Apesar de a analogia incluir o tempo livre e de diversão, é mais ou menos isso que acontece quando novos colaboradores entram nas empresas. A princípio, ninguém conhece ou se sente à vontade na nova realidade e, se não houver um esforço nesse sentido, continuará assim por muito tempo.

É papel da empresa ajudar o novo colaborador a se sentir parte daquele ambiente.

Para saber mais sobre o conceito de onboarding, leia o artigo da FábricaRH, nossa divisão de jogos sob medida.

Onboarding Gamificado

 

Jogos de onboarding: por que usá-los?

Jogos de onboarding são ideais. Eles mudam a experiência dos treinamentos para integração de novos colaboradores. Quer saber como isso acontece? Então, continue lendo e veja o potencial desses jogos!

O engajamento de toda a equipe aumenta

Quando existe interação e participação, qualquer abordagem de treinamento fica mais interessante. Conquistar o engajamento do participante é muito importante para se tratar de assuntos mais densos, como os valores da empresa por exemplo, garantindo que o aprendizado realmente aconteça.

A boa notícia é que os jogos de onboarding permitem exatamente isso. Com uma abordagem lúdica e, muitas vezes, divertida, é possível reforçar conceitos e criar um ambiente realmente aberto ao aprendizado. Desse modo, as pessoas participam intensamente e vivenciam o conteúdo, o que gera resultados melhores e maior engajamento à proposta do treinamento.

A experiência se torna muito mais marcante

O que faz mais efeito: um conhecimento aprendido na prática ou aquele que é apenas repassado? Deixe que a ciência responda por você: segundo pesquisas, as pessoas se lembram de 20% do que leem e de 80% do que fazem ou veem.

Como os jogos de onboarding criam, exatamente, uma abordagem prática, eles estabelecem uma experiência muito marcante. A absorção de conhecimentos é favorecida e será mais fácil que todos se lembrem, em um futuro próximo, daquilo que foi transmitido. Ou seja: ponto para a eficiência do treinamento!

 

O alinhamento e a retenção de talentos são otimizados

Uma das melhores características de utilizar um jogo de onboarding em programas de boas-vindas (ou de integração de novos colaboradores) é que esse recurso deixa claro, desde o começo, o que é esperado. As pessoas aprendem por meio do conteúdo proporcionado pelos jogos quais as expectativas e objetivos gerais da empresa.

É por meio das discussões provocadas pelo jogo que as pessoas descobrem os caminhos que podem ser usados no seu dia a dia para determinada situação. Com isso, há melhor alinhamento entre profissionais, equipes e até com a cultura da empresa.

Tudo isso contribui para que o clima organizacional saia favorecido em vários sentidos. Como consequência, há um aumento da satisfação e da motivação, bem como da retenção de talentos e dos resultados do negócio!

Onde encontro jogos de onboarding? 

Fizemos um artigo listando os jogos prontos para Onboarding oferecidos pela Treinamundi!
Acesse o artigo e saiba mais! 

Ou então, acesse nossa loja.

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!