jogos para treinamento

Jogos para treinamento: o que é desenvolvido no colaborador durante o jogo?

05/23/2018
Tags:

Em pleno século XXI, as empresas tiveram que rever as suas ações de desenvolvimento e treinamento de pessoas. Isso porque no mundo cada vez mais conectado fica bastante difícil para as corporações engajarem os colaboradores em ações praticamente estáticas, como as apresentações de slides comuns nos encontros com o time de funcionários.

Diante dessa nova realidade, os profissionais de recursos humanos foram em busca de inovações para as ações realizadas com os colaboradores, como os jogos para treinamento, que estão sendo cada vez mais utilizados pelas companhias de diferentes segmentos e portes.

Mas, o que será que os jogos desenvolvem no colaborador? Será que eles contemplam todos os conteúdos e habilidades que as empresas querem reforçar e desenvolver?

Na sequência deste artigo, iremos esclarecer essas e outras questões sobre a aplicação dos jogos para treinamento no ambiente corporativo. Não perca!

Conheça os jogos para treinamento

Bom, antes de mostrarmos quais pontos são desenvolvidos nos colaboradores durante os jogos, é interessante que você conheça a estrutura e os objetivos dessa estratégia inovadora. As empresas que decidem adotar os jogos nas ações propostas pela área de RH, conseguem trabalhar temas fundamentais para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e crescimento da companhia.

Isso porque são soluções prontas para serem aplicados e desenvolvidos por profissionais altamente qualificados, que conseguem incluir na proposta do jogo questões importantes para as empresas de diferentes segmentos e portes, com o diferencial de uma abordagem descontraída, que leva os colaboradores a conquistarem um aprendizado efetivo e duradouro.

Um ponto muito importante é que os jogos para treinamento prontos para uso apresentam uma variedade interessante, podendo ser utilizados em diferentes ocasiões. Por exemplo, há jogos que abordam a importância do feedback, o desenvolvimento de competências, ética, comunicação, negociação, entre outros pontos.

 jogos para treinamento

Saiba o que é desenvolvido no colaborador durante os jogos

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a função dos jogos para treinamento, vamos mostrar os impactos que isso traz para a formação dos funcionários. A seguir, listamos as principais habilidades trabalhadas nos jogos e a mudança de postura que proporcionam para os colaboradores.

Nada de comodismo

Nos jogos para treinamento, os colaboradores são inseridos em uma atmosfera totalmente interativa, que exige a participação ativa de todos para que o jogo seja concluído. Com isso, os funcionários são tirados da sua zona de conforto, preparam-se para os desafios e afastam de vez o comodismo que tanto atrapalha a evolução das empresas.

União da equipe

Para conseguir prosperar, a empresa precisa contar com profissionais que topem “jogar juntos” para conquistar a vitória. Mas, essa união nem sempre acontece espontaneamente, por isso, os jogos para treinamento ajudam as corporações nessa missão. Ao unir o aprendizado e o debate de questões importantes dentro de um clima harmonioso e divertido, no qual todos têm a mesma importância dentro do jogo, é possível aproximar a equipe e fazer com que todos se fortaleçam em prol de objetivos comuns.

No artigo de hoje, mostramos o funcionamento dos jogos para treinamento e também o que eles conseguem desenvolver nos colaboradores. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, veja também em nosso blog o post que mostra como desenvolver os novos líderes para os desafios do cargo.

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!