Desenvolver pessoas

Qual é o papel do RH no desenvolvimento de pessoas na empresa?

07/23/2018

Qual é o papel do RH no desenvolvimento de pessoas na empresa?

Nos últimos anos, o setor de RH tem ganhado uma atuação cada vez mais estratégica e gerencial. A área deixou de ser responsável apenas pela contratação, pagamento e demissão das pessoas. Hoje, é um ativo importante para fazer a gestão do capital humano, um dos maiores fatores de diferenciação de uma empresa.

E uma de suas principais atribuições é o treinamento e a capacitação dos profissionais. Por meio do desenvolvimento de talentos, passa a haver maior qualidade de atuação, mais satisfação e redução da turnover organizacional.

Embora o RH tenha que agir em conjunto com os gestores, ele tem um papel muito importante no desenvolvimento de pessoas. A seguir, entenda como funciona e conheça seus impactos.

 

A identificação de oportunidades é um dos papéis do RH

Depois de uma contratação adequada, mais alinhada com o perfil da empresa e com as qualificações corretas, o setor de RH poderá apoiar o gestor a identificar e desenvolver talentos, oferecendo as ferramentas e o suporte necessário para que os funcionários aprimorem suas competências.

Dessa maneira, o gestor será mais capaz de contar com o seu capital humano e trabalhar melhor a sua capacidade de liderança.

 

Elaborar plano de carreira é um dos papéis de RH

A falta de um plano de carreira claro e atraente é uma das principais queixas dos profissionais. Sem perspectiva, é difícil saber o que fazer para melhorar ou como atingir determinados resultados.

Recursos Humanos apoia e atua na construção de um plano de carreira para cada função. Isso impacta no desenvolvimento de pessoas justamente porque os profissionais sabem quais competências fortalecer, por quais etapas passará na hierarquia da empresa e quanto tempo vai ficar em cada uma delas.

O RH, por sua vez, ganha uma orientação eficiente sobre como atrair e reter os talentos da empresa.

A elaboração de ações de treinamentos ajuda o desenvolvimento de pessoas

Outra função do time é a criação de dinâmicas e treinamentos que auxiliem na conquista dos objetivos esperados pela empresa. A boa notícia é que não faltam boas oportunidades para isso.

Além dos tradicionais treinamentos, dentro da companhia ou não, é possível apostar na gamificação. Ao trazer a mecânica dos jogos para o desenvolvimento de pessoas, o setor consegue mais engajamento, rapidez e até economia. O uso de jogos em treinamentos presenciais é multipropósito e garante uma atuação consistente e inovadora.

 

As avaliações de desempenho e de clima organizacional dão orientações relevantes

Para completar, os profissionais de recursos humanos precisam ter visibilidade sobre questões como o clima organizacional e a performance dos colaboradores. Resultados negativos em um dos pontos ou em ambos aponta para dificuldades variadas — inclusive, para a falta de treinamento.

Enquanto isso, resultados positivos sobre o desempenho de funcionário e o clima interno pode servir para demonstrar a efetividade das ações. Por meio do acompanhamento constante, fica mais simples compreender o que deve ser mudado e, então, agir para ter melhores efeitos.

O RH precisa atuar desde o planejamento até na mensuração do desenvolvimento de pessoas. Com estratégias variadas, como a gamificação, a área gerencia e atrai novos talentos e, principalmente, contribui para os objetivos do negócio.

Conheça os jogos Treinamundi feitos para desenvolver pessoas 

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!