Trabalho em equipe: 4 formas criativas de promover a comunicação entre departamentos

12/04/2017
Tags:

Ter um time que faz um bom trabalho em equipe é como ter um time remando para uma mesma direção. Ainda que a embarcação fique à deriva pela falta de vento, é possível chegar à terra firme pelo empenho coordenado!
Mas a gente sabe que estimular o trabalho em equipe não é algo tão simples. Fazer dinâmicas tradicionais já não funciona tão bem como antes, então é preciso explorar novas possibilidades.

É por isso que selecionamos 4 formas criativas de promover trabalho em equipe na sua empresa!  

1. Inclusão da tecnologia 

A tecnologia está presente em, praticamente, todas as empresas!

Mas e se a tecnologia pudesse ser usada para favorecer o trabalho em equipe?
A ideia não é bem de grupos no WhatsApp — mas pode chegar perto! É o caso de oferecer uma intranet ou até uma rede social própria para o negócio.

Isso é muito investimento? Então, dá para recorrer a plataformas que permitem que todo mundo saiba o que cada um está fazendo, além de postar comentários e realizar a interação. Algumas ferramentas nesse estilo, são: 

Também existem formas não tecnológicas de garantir essa comunicação, por exemplo:

  • Realizar reuniões semanais;
  • Ministrar treinamentos;
  • Aproximar fisicamente os departamentos que estão trabalhando em um projeto em parceria.

 

O legal é que, com o tempo, esse contato mais próximo pode render novos frutos com uma condução ainda mais dinâmica!

2. Jogos corporativos fortalecem o trabalho em equipe

Uma alternativa inovadora e criativa que tem ganhado espaço no mercado é a utilização de jogos corporativos. Eles contribuem bastante para:

  • Quebrar o gelo entre os participantes;
  • Desenvolver habilidades em grupo;
  • Integrar melhor cada departamento; 
  • Promover o autoconhecimento do colaborador, sem que ele deixe de perceber que sua atuação individual é impactada pela atuação em grupo;
  • Mostrar que, apesar dos níveis hierárquicos da empresa, sem a contribuição de todos os setores é impossível chegar em bons resultados ao final de cada projeto.

 

Esse é um jeito divertido de contar com a participação de todos, além de otimizar a curva de aprendizado. Aprender brincando é, sim, coisa de gente grande e essa é uma forma de conseguir resultados diferenciados!
Entenda como os jogos de treinamento funcionam e quais são os benefícios em usar 

 

Quais jogos posso usar para trabalho em equipe? 

Algumas opções de jogos são:
Migraterritório – Neste jogo, os grupos precisam conquistar territórios para alcançarem suas metas. Mas, para isso vão precisar de muita estratégia e poder de negociação. Isso porque eles terão de trocar peças até conseguirem o que precisam.

Qual é o plano? – é uma dinâmica para avaliação de grupos em que os candidatos devem construir um plano de negócios e apresentá-lo aos avaliadores. Para isso, eles vão precisar usar os conhecimentos que já possuem da sua empresa e colocar a visão estratégica para funcionar, além do seu poder de venda, claro!

Ponto Certo! – é um jogo de cartas que vai desafiar a turma a negociar e exercer influência em situações corriqueiras de nosso dia a dia no trabalho – como conseguir ajuda de uma área parceira, conquistar a liderança de um projeto e muito mais! Tudo de um jeito superdescontraído, livre das pressões que sentimos toda vez que nos deparamos em conversas assim.

 

Jogos Treinamundi

 

3. Eventos corporativos 

Realizar eventos corporativos é importante para que o empreendimento consiga aumentar a motivação dos colaboradores e a comunicação. Ou seja, trata-se de um recurso bem especial e que faz com que os resultados sejam extremamente favorecidos.

Mais do que oferecer comes e bebes, dá para pensar em designar tarefas. Deixar a execução do evento a cargo dos times faz com que eles tenham que atuar juntos, favorecendo o trabalho em equipe.

Nem que seja pela organização de um happy hour no final do mês, essa já vai ser uma forma de estimular a troca entre as partes!

4. “Um dia em outra área” 

Uma outra forma criativa de garantir trabalho em equipe é com a ação “1 dia em outra área”. Ela exige um pouco de planejamento mas, acredite, valerá muito a pena!

Trata-se de um programa em que o funcionário é estimulado a passar um dia em outra área ou setor, seja por orientação de RH (que pode direcionar quais times podem ou devem ser visitados) ou por desejo do próprio colaborador que queira conhecer outra posição para ajudá-lo na tomada de decisão sobre uma eventual mudança de departamento. Tudo em um esquema simples de implantar e com custos reduzidos.     

Assim, todo mundo pode aprender um pouco mais sobre a função do outro. Isso traz uma perspectiva maior e clareza sobre os outros setores da empresa, além de estimular a boa comunicação, os relacionamentos e uma atuação coletiva.

Aplicando essas ações, sua empresa conseguirá maximizar o trabalho em equipe. Assim, o barquinho do negócio continuará seguindo para um oceano azul de possibilidades!

Próximo passo: jogos de treinamento

Você já tá pensando em colocar algumas dessas ações em prática?
Então conte conosco! Principalmente na hora de pensar em jogos para dar treinamentos! 
Baixe nosso material e entenda como os jogos de treinamento funcionam e quais são os benefícios em usar –> Clique aqui

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!