treinamento corporativo

Treinamento corporativo: 4 dicas para não deixá-lo cansativo

12/11/2017

O treinamento corporativo é uma atividade presente em todas as empresas, independentemente do porte ou do segmento em que atuam. Geralmente, é projetado pelos profissionais de recursos humanos. Os gestores da companhia também costumam validar os conteúdos propostos e, em alguns casos, eles também participam da aplicação da atividade.

Apesar de ser importante para o desenvolvimento das pessoas dentro das instituições, é comum o treinamento corporativo ser visto pelos colaboradores como algo cansativo. Essa percepção acaba prejudicando a internalização dos conteúdos o que, consequentemente, torna as ações pouco efetivas.

 

Treinamento corporativo: 4 dicas para não deixá-lo cansativo

Se esse é o caso dos treinamentos feitos na sua empresa, nós te convidamos para conferir na sequência deste artigo as 4 dicas para promover ações criativas e inovadoras, que vão mudar essa história!

1. Projete um ambiente descontraído

Quando a empresa decide aplicar um treinamento corporativo é porque ela tem algo a repassar aos seus colaboradores. Mas, apesar de envolver temas sérios e importantes para o desenvolvimento da corporação, é fundamental que o encontro seja realizado em um ambiente descontraído.
Vale os profissionais de recursos humanos receberem pessoalmente os participantes, dando a eles as boas-vindas. Colocar uma música de fundo antes de começar o treinamento e também durante os intervalos é uma iniciativa simples, mas que deixa o ambiente mais descontraído e acolhedor.

2. Faça uma programação variada

Alguns dos motivos para o treinamento corporativo ser considerado chato tem a ver com o tempo e com as ações propostas.

Ficar horas realizando uma mesma atividade ou assistindo uma palestra que aborda o mesmo tema acaba sendo algo bastante cansativo para os funcionários.

Para evitar que isso aconteça, é interessante criar uma programação com atividades variadas e que não se estendam por muito tempo. O dinamismo é essencial para manter os funcionários engajados nos treinamentos.

3. Leve recursos criativos para o treinamento corporativo

Para chamar a atenção dos colaboradores, o treinamento precisa sair da mesmice.

Workshops, palestras e debates de cases em grupo são as atividades mais comuns nesses casos. Mesmo sendo importantes, elas precisam ter o complemento de ações criativas, como os jogos empresariais.

 

Jogos Treinamundi

 

4. Apresente a utilidade do tema abordado

Para que os funcionários compreendam a importância daquela tema, é fundamental que eles vejam como os conteúdos abordados podem ajudá-los no dia a dia na empresa. Para isso, é importante projetar atividades que possam mesclar teoria e prática, permitindo que os colaboradores apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos no treinamento em ações propostas pelos próprios treinadores.

Além de tornar o treinamento mais dinâmico, a junção da teoria com a prática garante um aprendizado mais duradouro.

Quer jogar com a gente?

Jogos Treinamundi

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!