treinamento e desenvolvimento

Treinamento e desenvolvimento: como o RH pode inovar?

03/05/2018
Tags:

O mundo corporativo está em constante evolução. Desse modo, é fundamental que os colaboradores de uma empresa estejam preparados para enfrentar mudanças no mercado.

É função da área de RH proporcionar, então, o treinamento e desenvolvimento adequados para o momento. Contudo, para que haja adesão e engajamento por parte da equipe, soluções inovadoras devem estar sempre presentes nessas ações.

O desafio é constante, mas não é impossível vencê-lo. Muitas maneiras de inovar estão surgindo para suprir as necessidades das organizações. E, se você quer saber como fazer isso com sucesso, não deixe de continuar a leitura deste artigo!

 

Aposte em jogos de treinamento e desenvolvimento

A gamificação é uma alternativa cada vez mais procurada por gestores de RH. Completos e eficazes, os jogos prontos podem ser utilizados para promover ações de formação e desenvolvimento de colaboradores.

Versáteis, a opção pode ser aplicada em turmas de cargos administrativos, operacionais e de liderança. Seu uso ajuda a identificar pontos fortes e os gaps de equipes e seus colaboradores, além de incentivar a percepção a respeito de seu desempenho na função exercida.

Existem jogos que estimulam o trabalho em equipe e a competitividade saudável e outros que priorizam a simulação de desafios enfrentados na rotina da empresa. Em formatos variados, como os de tabuleiro e de cartas, fornecem também um momento de descontração aliado ao aprendizado, dando mais leveza ao treinamento.

Priorize a prática sempre que possível

É comum que os colaboradores percam o interesse por ações de treinamento e desenvolvimento quando elas são muito teóricas. Aulas e palestras são necessárias e indispensáveis, mas devem ser pontuais: a monotonia da ocasião cansa os participantes e não produz resultados significativos ao final.

O uso do jogo corporativo é uma forma de trazer a prática de um tema em especial para o treinamento, promovendo discussões importantes sobre o que está sendo abordado ao longo da sua aplicação.
Planeje bem as atividades e procure sempre envolver assuntos e temas do setor que está sendo treinado. O retorno será muito mais expressivo, sem dúvida alguma.

Não tenha medo de utilizar a tecnologia

Hoje, é muito difícil encontrar alguém que não seja adepto dos tablets e smartphones. O acesso à internet é constante e as pessoas passam 24 horas conectadas. Então, por que não aproveitar essa tecnologia para inovar no treinamento e desenvolvimento?

Proponha etapas de aprendizado que exijam o uso consciente de redes sociais e invista em materiais audiovisuais para complementar explicações, por exemplo. Ao abraçar essa tendência, os colaboradores ficarão ainda mais interessados e conscientes de que a empresa aceita o que é novo.

Não hesite em tirar essas alternativas do papel. Por trás de simples atitudes inovadoras, é possível aumentar o aproveitamento dos colaboradores, conquistar melhores resultados e ainda o reconhecimento por parte da liderança da empresa. E essa satisfação é uma motivação a mais para que o RH continue sempre buscando por novidades que enriqueçam ainda mais os talentos que a empresa possui.

E você, pensa em adotar uma das práticas inovadoras de treinamento e desenvolvimento em sua empresa? Compartilhe um comentário e participe!   

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!