treinamento e desenvolvimento de pessoas

Treinamento e desenvolvimento de pessoas: 4 ideias criativas para sair do padrão

01/24/2018

Treinamento e desenvolvimento de pessoas: nesse texto, vamos te dar 4 ideias criativas para sair do padrão!
Uma das principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos de uma empresa é desenvolver e capacitar profissionais. Mas sabemos que nem todo curso e treinamento trazem bons resultados.  

Por isso selecionamos algumas dicas para te ajudar a treinar e desenvolver pessoas de uma maneira bem criativa! Vamos lá?

 

1. Treinamento e desenvolvimento de pessoas por mentoria

Ao invés de contratar palestrantes, que tal investir no conhecimento de colaboradores mais experientes?
Aqueles que trabalham há mais tempo na organização podem liderar treinamentos, reuniões e workshops – seja online ou presencial – para orientar funcionários novatos e equipes.

Essa iniciativa traz 3 vantagens:

  1. Custo zero, já que você não precisa contratar um palestrante para trabalhar esse tema;
  2. Além de ajudar a treinar pessoas, você faz um reconhecimento ao colaborador que entende do assunto, dando chance para que ele torne-se referência nesse tema e que possam disseminar seu conhecimento dentro da organização. 
  3. Diferente de alguém de fora, o colaborador que já trabalha na empresa saberá falar sobre aquele assunto de forma bem contextualizada, trazendo exemplos reais do que já viveu e como enxerga aquele assunto na prática.

Essa é uma iniciativa que deixa os participantes das atividades mais à vontade, pois estarão familiarizados com seus colegas. Dessa forma, a integração acontecerá naturalmente e o conteúdo será muito bem absorvido por todos.
A oportunidade também é perfeita para informá-los a respeito de expectativas de desempenho e avaliação de resultados.

 

2. “1 dia em outra área”

Trata-se de um programa feito pelo RH, em que os colaboradores se inscrevem e passam um dia em outra área ou atividade.

Muitas empresas têm investido nessa ação simples de treinamento e desenvolvimento de pessoas, porque não gera muito custo e traz ótimos resultados.

Durante determinados períodos, os colaboradores são realocados em setores diferentes do seu, a fim de conhecer seus métodos de trabalho e experimentar novas tarefas.

Além de conhecer melhor as funções de outros departamentos e garantir uma visão sistêmica da organização, gera uma sensibilização importante sobre o trabalho de outras equipes, cria empatia entre as pessoas, melhora a comunicação interna e, consequentemente, a tomada de decisões.    

 

3. Coaching corporativo

Através de algumas sessões destinadas aos colaboradores é possível identificar qualidades, pontos de melhoria e descoberta de talentos, além de explorar a capacidade de liderança e gestão.

Investir nos talentos que já estão dentro da empresa é uma estratégia inteligente e que diminui custos.
Imagine que você tem uma posição aberta para um coordenador de vendas e que, ao invés de abrir um processo seletivo no mercado, resolve investigar e mapear pessoas que já estão na empresa e que combinam com essa vaga?

Além de não ter custos com a seleção, você ainda terá um colaborador que já conhece a empresa e se conecta com a cultura e valores.

Algumas dinâmicas em equipe também podem ser realizadas para maior integração de funções. Com isso, a empresa deixa seus colaboradores mais à vontade para conversar, trocar ideias e sugerir novidades. O ambiente de trabalho ficará mais harmônico e beneficiará a organização como um todo, permanecendo em constante evolução.

 

4. Gamificação

Funcionários bem treinados conhecem plenamente a cultura da empresa. Eles entendem o posicionamento do negócio e sabem que a missão, a visão e os valores da organização devem estar presentes no dia-a-dia. E esse é o papel da técnica de gamificação.

Através de jogos prontos, seja com cartas e tabuleiros, simuladores ou programas de computador, é possível trabalhar todos esses conceitos e ainda contribuir para a integração da equipe. Assim, cada um se apropria do seu papel e importância dentro da empresa!

As sugestões citadas neste artigo são apenas algumas possibilidades de investimento. Não deixe de avaliar os recursos internos disponíveis e analisar os setores com calma: com certeza outras estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas vão surgir em sua mente.

Jogos Treinamundi

 

Treine e desenvolva pessoas com nossos jogos

Precisa de uma ajudinha para desenvolver pessoas de um jeito inovador?
A gente te ajuda! A Treinamundi é nossa loja virtual de jogos e dinâmicas de grupo para treinamento e seleção prontos para aplicação.

Temos jogos de temas diversos: liderança, desempenho, trabalho em equipe, estratégia, vendas e muito mais!
Acreditamos que descontração e aprendizado caminham juntos. Então se você quer desenvolver pessoas na sua empresa de forma criativa e inovadora, que tal conhecer mais sobre nossos jogos?

Jogos Treinamundi

 

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!