Como inovar com treinamento empresarial e atrair os colaboradores?

11/27/2017
Tags:

Desenvolver ações para o treinamento empresarial é uma das incumbências dos gestores de RH.

Essas formações são importantes para que os colaboradores se aproximem dos objetivos da companhia, aprimorem técnicas e habilidades essenciais para as suas áreas de atuação e claro, reforcem a ideia de que todos são um time.

Entretanto, inovar com treinamento empresarial e atrair os funcionários para essas ações é um grande desafio para os profissionais de recursos humanos. Modelos tradicionais de treinamento são vistos, muitas vezes, como algo entediante e pouco produtivo. Passar horas em uma sala recebendo informações diversas acaba não sendo algo efetivo para os funcionários. A falta de participação prática dos colaboradores é o que mais os distancia dessas ações.

Para ajudar os gestores de RH a encontrarem maneiras mais criativas para o treinamento, e assim atrair o interesse dos colaboradores, apresentamos algumas dicas   do que você pode fazer para transformar os programas da sua empresa. Confira!

Use jogos para inovar com treinamento 

A gamificação vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores empresariais, e na área de treinamento não é diferente. Hoje, os gestores de recursos humanos podem usar jogos para promover as ações de formação na empresa, despertando o interesse  dos colaboradores.

Boas empresas desenvolvedoras de games para treinamento empresarial oferecem jogos para cargos de liderança, administrativo e operacional. Há jogos para ocasiões específicas, como integração de novos colaboradores, convenções, seleção e avaliação de desempenho. Os jogos podem seguir diferentes formatos de acordo com o tema. Os games de tabuleiro, por exemplo,  estimulam a competição, já os de cartas podem ser usados para solucionar desafios ou simular uma situação do dia a dia.

 

Jogos Treinamundi

O interessante é que, ao adotar os jogos como metodologia para o aprendizado no treinamento empresarial, a empresa dá um passo importante para ampliar o engajamento dos funcionários nas ações propostas, dando a eles uma ferramenta de aprendizagem bastante dinâmica e que permite desenvolver habilidades importantes para o desenvolvimento profissional, tudo de maneira leve e divertida.

Além disso, ao aplicar os jogos no treinamento empresarial, a companhia consegue aumentar o retorno dos resultados justamente pelo fato dessas ações ficarem marcadas na memória dos colaboradores, aprimorando o aprendizado e permitindo que eles apliquem melhor o conteúdo apresentado na sua rotina de trabalho.

Quando a opção da empresa é pelos jogos prontos, o retorno é ainda mais positivo.

Isso porque, além de trazerem os principais temas de desenvolvimento de pessoas, eles são muito mais acessíveis em termos financeiros, já que são adquiridos uma vez e podem ser usados com centenas de funcionários. Sem falar que a aplicação desses jogos de treinamento empresarial é bastante prática e podem ser conduzidas pelos profissionais de RH ou até mesmo por um gestor de área.

Jogos levam o aprendizado prático para o treinamento empresarial   

Como abordado no início, os colaboradores costumam perder o interesse pelo treinamento empresarial quando ele é realizado por meio de aulas e workshops, que muitas vezes abordam temas complexos – difíceis de se compreender apenas com a exposição de conceitos -, ou que são muito distantes de sua realidade.

Por isso, o profissional de RH deve planejar com bastante cuidado as atividades que serão promovidas no treinamento empresarial, selecionando temas que realmente façam sentido para o grupo de colaboradores, abrangendo diretamente a área de atuação deles ou os desafios do seu dia a dia no trabalho.

Claro que a teoria sempre estará presente, pois ela é essencial para criar a base do conhecimento, mas será na prática que os colaboradores irão testar o aprendizado. Com os  jogos de treinamento, é possível criar situações nas quais os funcionários tenham que solucionar um desafio, unindo teoria e prática.

Essa discussão de problemas autênticos ensina para os colaboradores maneiras eficientes de usar todos os conceitos aprendidos no treinamento empresarial em suas rotinas de trabalho. Outro diferencial dos jogos é que todo esse desenvolvimento dos colaboradores é promovido em um ambiente controlado, que é a sala de aula, lugar propício para testar e aprender com os erros.

Você conferiu no artigo de hoje algumas dicas de como inovar no treinamento empresarial, atraindo os colaboradores para essas ações. Tem alguma experiência positiva realizada em sua empresa? Então compartilhe nos comentários! Para saber mais sobre jogos para treinamentos, clique aqui e confira todas as opções disponíveis.

 

Jogos Treinamundi

Você também pode querer ler

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Conheça 5 jogos online para treinamentos

Os treinamentos online vieram para ficar. Sendo assim, queremos te mostrar a GRANDE novidade da Treinamundi: nossos jogos online para treinamentos!  Quer saber mais? Então confira a seguir: Jogos...

Quer saber mais sobre nossos jogos?

Preencha o formulário que logo entramos em contato com você!